Apoio financeiro

CLIMA faz parte da International Climate Initiative (Iniciativa Internacional do Clima – IKI). O German Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation, Building and Nuclear Safety (Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha – BMUB) apoia esta iniciativa com base numa decisão adotada pelo Parlamento da Alemanha (o Bundestag).

Desde 2008, a IKI tem financiado projetos sobre o clima e a biodiversidade em países em desenvolvimento e países recentemente industrializados, bem como em países em transição. A IKI é um elemento-chave do financiamento climático da Alemanha e dos seus compromissos de financiamento no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD). A iniciativa coloca ênfase clara na mitigação das mudanças climáticas, na adaptação aos impactos das mudanças climáticas, assim como na proteção da diversidade biológica. Esses esforços fornecem vários outros benefícios, particularmente a melhoria das condições de vida nos países parceiros.

Financiamento adicional para o CLIMA foi obtido a partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro –(FAPERJ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e do Graham Sustainability Institute da University of Michigan (EUA).

Foto: World Bank Photo Collection (CC BY-NC-ND)

CLIMA Terra Água Energia: Apoio Financeiro