Comentário: Biocombustíveis no Brasil, e necessidades de pesquisa para o mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Autor: Favaro JR. Favaro Junior

Os biocombustíveis possuem um papel importante no contexto das mudanças climáticas. Limitar o aquecimento global até 2100 entre +1.5°C a +2°C, conforme concordado na COP21 ano passado em Paris, vai requerer ações ambiciosas nos setores uso da terra e florestas (e.g. redução de desmatamento em florestas tropicais) e transportes (e.g. transição para biocombustíveis sustentáveis).

Neste contexto, uma questão que emerge é se será possível aumentar a produção e uso de biocombustíveis sem afetar de forma adversa o uso do solo agrícola para outros usos e fins (e.g. influência sobre os preços de alimentos, sobre a segurança hídrica ou pressões para expandir a fronteira agrícola). O Brasil tem assumido um papel proativo nas negociações sobre um novo acordo e quadro legal internacional relativo à UNFCCC, e as INDCs marcam a primeira vez em que um país em desenvolvimento oferece uma meta absoluta para redução de emissões de GEE. Mas o fato de que a economia brasileira deve crescer mais rápida no futuro pode causar possíveis conflitos entre a produção de biocombustíveis e setores vinculados ao nexo recursos hídricos – alimentos – energia sob os impactos das mudanças climáticas.

Esse comentário de Martin Obermaier e William Wills discute a importância de se analisar as áreas chaves afetadas por esta problemática, com o objetivo de subsidiar o planejamento de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O artigo foi originalmente publicado como contribuição científica para o relatório anual de 2015 da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional.

Obermaier, M.; Wills, W. (2015). Produção sustentável de biocombustíveis no Brasil, e necessidades de pesquisa para um desenvolvimento sustentável sob mudanças climáticas. Em: CMMC “Relatório de Atividades – 2015”, Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), Congresso Nacional, pp. 150-159.

Foto: Favaro JR. Favaro Junior (CC BY-NC-SA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *