Notícias: Seminário final do CLIMA em Brasília, 15.12.2016

Comunicado

As instituições parceiras da plataforma CLIMA, o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) do Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), a Agroicone Ltda. e o Energy Institute da University of Texas at Austin (UT-Austin, EUA), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), organizam para o dia 15 de dezembro de 2016 o seminário final com apresentação dos resultados obtidos, no Itamaraty, das 09:00h às 13:30.

O CLIMA é uma plataforma de pesquisa que busca informar as partes interessadas sobre os impactos sociais e ambientais da expansão de biocombustíveis no Brasil.

Apoiado pela Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation, Building and Nuclear Safety da Alemanha (BMUB) via a International Climate Initiative (IKI), o CLIMA tem analisado conjuntos de cenários socioeconômicos, climáticos e energéticos até 2030 a fim de identificar e quantificar possíveis sinergias e trade-offs da expansão de biocombustíveis entre os setores do uso da terra, segurança alimentar, recursos hídricos, uso de energia e florestas.

Particularmente buscou-se simular cenários que refletem avanços relevantes na política climática e ambiental brasileira, como é o caso das NDCs (‘nationally determined contributions‘) e do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), a fim de dar subsídios para o planejamento de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, dentro do objetivo global do desenvolvimento sustentável.

Para mais informações sobre o evento pedimos entrar em contato conosco pelo formulário de contato.

Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE (CC BY-ND 2.0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *