Publicação: Estimações para os índices WRSI e YR para cinco culturas selecionadas na região NE do Brasil

Resumo

O efeito da variabilidade e mudança climática sobre a produtividade agrícola também é relevante para a gestão do uso da terra. No CLIMA a parte climática está integrada via a análise do risco do plantio numa dada data: estima-se de forma explícita espacial os índices WRSI (water requirement satisfaction index) e YR (yield reduction) que medem as perdas relativas na produção de cultivos devido à ocorrência de estresses hídricos, como é o caso da seca. Os indicadores estão conectados à modelagem climática via o HadGEM2ES-rcp6.0, onde as informações obtidas estão enviados para o nosso modelo de mudança no uso do solo (BLUM).

Como parte da assistência técnica não creditícia do Banco Mundial para o Governo Brasileiro a equipe do CLIMA desenvolveu o software CROPCALC que ajuda a estimar os índices WRSI e YR para cinco culturas selecionadas (milho, arroz, mandioca, algodão e feijão) na região Nordeste do Brasil. O CropCalc é baseado no relatório #56 da FAO que apresenta um guia para o cálculo das necessidades hídricas das culturas. De forma geral, o software realiza o cálculo do balanço hídrico para uma determinada cultura. O CROPCALC incorpora informações sobre tipos de solo e culturas para obter indicações otimizadas para as janelas de plantio na região NE, e é baseado na nova série de dados meteorológicos matriciais de alta definição (0.25° x 0,25°) referente ao período de 1980–2013 (Xavier et al., 2015).

Disponibilizamos aqui o software, manual, e relatório deste trabalho que já inclui alguns exemplos computados pelo CROPCALC para ajudar o pesquisador ou analista interessado na interpretação dos resultados.

Baixar

Obermaier, M., Xavier, A.C., Mendes, H.A., e King, C.W. (2016). Estimações para os índices WRSI e YR para cinco culturas selecionadas na região NE do Brasil. Relatório para o Banco Mundial, Rio de Janeiro.

Mendes, H.A. (2016). CROPCALC Manual e Software. Disponível em: http://bit.ly/1sJRvLO.

Foto: Hüdson (CC BY-NC 2.0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *