Quem somos

O que é CLIMA, e o que fazemos

CLIMA é uma plataforma de pesquisa que busca informar as partes interessadas nacionais e internacionais sobre os impactos sociais e ambientais da expansão de biocombustíveis no Brasil.

Nossa plataforma se baseia em modelagem integrada e pesquisa interdisciplinar sobre energia, uso da terra e recursos hídricos. Utilizando conjuntos de cenários socioeconômicos, climáticos e energéticos até 2030 pretende-se identificar e quantificar possíveis sinergias ou trade-offs entre os setores citados, por exemplo, mensurando o possível impacto de uma crescente demanda por biocombustíveis sobre os preços de alimentos. O CLIMA responde a uma série de questões políticas, desde a escala macro até o nível local: o papel de recursos hídricos na seca e sua disponibilidade para produção de matéria-prima de biocombustíveis, a possibilidade de conflitos entre a produção de alimentos e biocombustíveis, ou a eficácia de bioenergia de segunda geração para atenuar pressões de desmatamento, segurança alimentar e outras questões ligadas ao uso da terra.

Com foco para o ano 2030, o CLIMA já integra, portanto, os impactos da mudança climática sobre a produtividade de culturas, com o objetivo de identificar e entender potenciais necessidades de adaptação no médio prazo nos setores da agricultura, recursos hídricos e biocombustíveis.

As atividades no projeto CLIMA se organizam em cinco linhas temáticas de pesquisa:

  1. Projeção da produtividade agrícola sob impactos da mudança climática
  2. Estimativas da expansão de biocombustíveis e das mudanças no uso da terra até 2030
  3. Modelagem hidrológica em microbacias com expansão significativa de biocombustíveis
  4. Impactos macroeconômicos da expansão de biocombustíveis sobre o bem-estar e para a segurança alimentar
  5. Percepções de comunidades sobre mudanças no uso da terra e expansão de biocombustíveis

O CLIMA é apoiado pela Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation, Building and Nuclear Safety da Alemanha (BMUB) via a International Climate Initiative (IKI). A plataforma está sediada no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima) da UFRJ (Dr. Martin Obermaier, Dr. William Wills, Prof. Emilio Lèbre La Rovere), a Agroicone Ltda. (Dr. Rodrigo Lima, Marcelo Moreira), e o Energy Institute (Dr. Carey King) e Bureau of Economic Geology (Dr. Bridget Scanlon) da Jackson School of Geosciences da University of Texas at Austin (UT-Austin).                   

bmub_office_en_supported